Indicações
Recorrência local do cancro da mama (LRBC)
A recorrência local do cancro da mama é frequentemente um desafio em termos de terapêutica. No caso de pré-irradiação, a opção de um controlo efetivo do tumor por repetição da irradiação está limitada pelo risco de radiotoxicidade cumulativa. Além disso, estes doentes com tratamentos anteriores fortes são normalmente resistentes a terapêuticas sistémicas, como a quimio e a hormonoterapia, ou é necessário considerar os efeitos secundários destas terapias em comparação com os efeitos anti-tumorais limitados que podem ser esperados.
Em 2005, Jones et al. publicaram um estudo aleatorizado de comparação entre a hipoterapia/radioterapia e a radioterapia apenas em tumores superficiais. A taxa de resposta completa no grupo de combinação de hipoterapia/radioterapia foi de 66% em comparação com 42% no grupo de radioterapia apenas. Observou-se um benefício significativamente superior em doentes que tinham recebido irradiação anteriormente: 68% em comparação com 28%.
Uma revisão sistemática e meta-análise recente, publicada por Datta N et al. no International Journal of Radiation Oncology ((Vol. 94, No. 5, pp. 1073-1087, 2016) demonstrou a eficácia da combinação de hipoterapia/radioterapia no tratamento da LRBC, comprovada por estudos clínicos aleatorizados e de ramificação única. Na maioria dos estudos, a taxa de resposta completa de LRBC pré-irradiada foi de 60 a 70%.
https://soms.pt/index.php/pt/hipertermia/superficial-pt/indicacoes#sigProId083e36ab0b
Melanoma maligno
Overgaard et al. demonstraram a eficácia da combinação de hipoterapia/radioterapia num estudo aleatorizado com 134 lesões em 70 doentes em Lancet em 1995. O controlo do tumor ao longo de um período de dois anos foi de 46% no grupo de combinação em comparação com 28% no grupo tratado com radioterapia apenas. Este estudo aleatorizado confirmou os resultados positivos dos estudos de ramificação única e análises retrospetivas anteriores.
A orientação de dermatologia europeia recomenda a adição da hipertermia à radioterapia de lesões de melanoma inoperáveis em caso de extensões grandes.
Outros tumores superficiais, METS da pele de vários tumores
No caso de tumores superficiais raros, como carcinoma da vulva, radio-angiosarcoma, carcinoma de células de Merkel e metásteses cutâneas inoperáveis de vários tumores, o tratamento de combinação de hipertermia/radioterapia pode ser considerado em decisões terapêuticas individuais.